REGULAMENTO Campeonato Marcas e Pilotos de Rental Kart Brasil 2018

 

- PARA EFETUAR DOWNLOAD NO ARQUIVO PDF DO REGULAMENTO, CLIQUE AQUI!

 

ARTIGO 1º- Organização Torneio Marcas e Pilotos de Rental Kart Brasil 2018, será organizado pelo Grupo FKR.

ARTIGO 2º- Valor da inscrição - R$ 749,00 - Valor do Campeonato por piloto.

ARTIGO 2.1º- Inscrição - Somente será considerado inscrito o piloto que realizar o pagamento integral da inscrição, a organização não terá a obrigação de reservar vagas para pilotos que realizarem somente a pré-inscrição.

ARTIGO 3º- Calendário: - O torneio será realizado no Kartódromo Internacional Ayrton Senna / Interlagos, na data de 15/09/2018.

ARTIGO 4º- Briefing: - Uma hora antes do início do torneio, é obrigatória a participação de todos os pilotos no briefing, para definição e esclarecimentos quanto aos procedimentos que forem julgados pertinentes com relação à prova.

ARTIGO 5º- Idade Mínima - Serão admitidos pilotos maiores de 14 anos de idade, desde que com a presença de um responsável legal.

ARTIGO 6º- Do número de participantes - Será exigido um número mínimo de 120 pilotos para a realização do torneio, e/ou liberação da organização.

ARTIGO 7º- Equipamento Chassi/ Motor: Será fornecido pelo Kartódromo Internacional Ayrton Senna / Alpie, através de sorteio em horário estipulado pela organização. A organização se reserva o direito de retirar ou equalizar um kart da prova, por diferença de desempenho.

ARTIGO 8º- Equipamentos Obrigatórios: Capacete de proteção com viseira, luvas, macacão (ou calça e camiseta de manga comprida), tênis ou sapatilha. Recomendamos protetor cervical e de costela.

ARTIGO 9º- Peso: 250kg para o conjunto kart e piloto. - Os pilotos abaixo deste peso deverão usar lastro. Os lastros serão fornecidos pelo Kartódromo e são múltiplos de 05 kg. A capacidade máxima de lastro permitida pelo kartódromo em cada kart é de 20 kg, portanto os pilotos que não atingirem o peso mínimo obrigatório deverão providenciar lastro por conta própria. O lastro próprio deverá ser submetido à aprovação do kartódromo. O piloto é totalmente responsável em fiscalizar o lastro colocado em seu kart. Caso isso não ocorra e o piloto for para a pista abaixo do peso limite, este será desclassificado da prova.A balança oficial da prova é a única cujas medições serão consideradas válidas, e os resultados obtidos são inapeláveis.

ARTIGO 10º- Torneio Marcas e Pilotos de Rental KartBrasil 2018 será realizado em 3 (três) fases: Classificatórias, Semifinais e Final.

ARTIGO 11º - SORTEIO DOS KARTS - Os karts serão sorteados pela organização do Torneio Marcas e Pilotos de Rental Kart Brasil 2018, antes de cada bateria.Os karts que ficarão à disposição para a eventualidade de troca serão sorteados imediatamente durante o procedimento de troca.A qualidade dos karts é de responsabilidade do kartódromo, isentando a organização do Torneio Marcas e Pilotos de Rental Kart Brasil 2018 de qualquer mal desempenho do equipamento.

ARTIGO 12º- Grid de Largada:

Fase Classificatória - Os grids de largada da fase classificatória serão definidos através de uma tomada de tempo de 2 minutos, cada piloto terá direito a apenas ser validada a primeira volta fechada na pista, caso o piloto nesse tempo consiga fechar mais de uma volta, valerá apenas a primeira. Não será permitida a troca de kart na tomada de tempo ou no grid, exceção feita caso seja constatado uma quebra pelos responsáveis do kartódromo. Nesse caso será sorteado um novo kart e o piloto será desclassificado da tomada de tempo. A largada será parada lado a lado, em filas duplas.

Fase Semi Final e Final - O grid de largada da fase semifinal e final, será definido através de uma tomada de tempo de 5 minutos, será liberado a troca de kart através de um novo sorteio desde que o piloto de no mínimo uma volta na pista com o kart sorteado. A entrada do box será fechada ao termino dos 5 minutos de classificação, e o piloto que estiver dentro do box ao final deste tempo largará dos boxes. Não será permitida a troca de kart no grid, exceção caso seja constatado uma quebra pelos responsáveis do kartódromo, e nesse caso será sorteado um novo kart e o piloto será desclassificado da tomada de tempo. A largada será parada lado a lado, em filas duplas.

ARTIGO 13º - CRITÉRIOS DE PONTUAÇÃO - Após o resultado final de cada etapa, os Pilotos serão pontuados conforme a tabela abaixo, de acordo com a folha de resultados fornecida pelo Kartódromo.

Colocação 10° 11° 12° 13° 14° 15° 16° 17° 18° 19° 20°
Pontuação 25 23 21 20 19 18 17 16 15 14 13 12 10 9 8 7 6 5 4 3

A partir do 21º colocado todos os pilotos receberão 3 pontos.

ARTIGO 14º-Fase Classificatória - Serão divididos os pilotos em 2 grupos (Grupo Marcas e Grupo Pilotos), onde serão subdivididos em 3 grupos, gerando assim o Grupo Marcas A, B, e C e o Grupo Pilotos A, B e C; Conforme a ordem de sorteio realizado um dia antes do torneio data 14/09/2018.

Tomada de tempo de 2 minutos, validando a primeira volta rápida na classificação para montagem do grid.A corrida terá 15 minutos de duração na fase classificatória.

ARTIGO 15º - Baterias Classificatórias 1 - Terão a duração de 15 minutos, e serão realizadas respeitando a ordem já pré-estabelecida no ARTIGO 12º- Grid de Largada.

ARTIGO 16º - Baterias Classificatórias 2, 3 e 4 - Terão a duração de 15 minutos, com formação de Grid respeitando o ARTIGO 12º- Grid de Largada, e serão realizadas conforme os resultados obtidos em cada bateria dos Grupos Marcas e dos Grupos Pilotos, seguindo a ordem de chegada na bateria anterior.

ARTIGO 17º - Cronograma das Baterias Classificatórias:

  • Grupo Marcas A - 09:00, 11:30, 13:50, 16:20
  • Grupo Marcas B - 09:25, 11:55, 14:15, 16:45
  • Grupo Marcas C - 09:50, 12:20, 14:40, 16:40
  • Grupo Pilotos A- 10:15, 12:45, 15:05, 17:05
  • Grupo Pilotos B- 10:40, 13:10, 15:30, 17:30
  • Grupo Pilotos C- 11:05, 13:35, 15:55, 17:55

ARTIGO 18º - Da Classificação das Semifinais - Durante a fase das classificatórias, todos os pilotos irão dentro de seus grupos (Marcas / Pilotos), dependendo de cada resultado obtido, participar de 4 baterias de 15 minutos, classificando os 25 melhores pilotos do Grupo Marcas e os 25 melhores Pilotos do Grupo Pilotos conforme a pontuação acumulativa do Campeonato.

ARTIGO 19º - Das Semifinais - Conforme a colocaçãode cada piloto no Campeonato, durante a fase classificatória, será determinada uma nova divisão entre os grupos, fazendo um intercâmbio entre os pilotos classificados do Grupo Marcas e do Grupo Pilotos.

Teremos nesta fase 5 minutos de classificação para formação do grid de largada, e 25 minutos de corrida.

ARTIGO 20º - Cronograma das Baterias Semifinais:

  • Semifinal 1 Marcas e Pilotos - 18:50
  • Semifinal 2 Marcas e Pilotos - 19:20

ARTIGO 21º - Da classificação para a Final – Os 25 melhores pontuados e classificados nas semifinais irão disputar a Grande Final, conforme pontuação acumulativa durante todo o Campeonato.

ARTIGO 22º - Finais – A Final será realizada em Bateria única de5 minutos para formação de Grid e dois períodos de 15 minutos com inversão de grid.  Os Campeões serão conhecidos no final dessa etapa de acordo com a somatória dos pontos do torneio inteiro.

ARTIGO 23º -Cronograma da Grande Final do Torneio Marcas e Pilotos de Rental Kart Brasil 2018

  • Grande Final - 20:10hs

ARTIGO 24º - CRITÉRIOS DE DESEMPATE - Em caso de empate na somatória de pontos, em qualquer fase, o desempate será feito pelo maior número de primeiros lugares de cada prova. Persistindo o empate, o maior número de segundos lugares, e assim sucessivamente. Caso ainda assim persista o empate, o desempate será pelo maior número de poles; persistindo o empate, pelo maior número de segundos lugares, e assim sucessivamente. Se, mesmo assim, persistir o empate,o vencedor será definido por sorteio na presença dos dois pilotos, membros da organização e público presente.

ARTIGO 25º - Premiação: Torneio Marcas e Pilotos de Rental Kart Brasil 2018 dará as seguintes premiações aos seus vencedores, as quais são insubstituíveis:

  • Campeão: Troféu e Participação na última Etapa do Campeonato Paulista de Marcas e Pilotos de Automobilismo (caso o piloto não tenha idade mínima suficiente para participação na Etapa do CampeonatoPaulista de Marcas e Pilotos, o prêmio será entregue ao primeiro piloto classificado na sequência, realizando a troca de premiação entre os competidores)
  • Vice-Campeão: Troféu e Vaga na Pro 500 da KGV em dupla com 3º colocado
  • 3º colocado: Troféu e Vaga na Pro 500 da KGV em dupla com 2º colocado
  • 4º colocado: Troféu e dia de piloto da Escola de Pilotagem Alpie
  • 5º colocado: Troféu e dia de piloto da Escola de Pilotagem Alpie
  • 6º colocado: Troféu e dia de piloto da Escola de Pilotagem Alpie

A não utilização dos prêmios oferecidos pelos ganhadores, nos períodos determinados, dá o direito desta organização determinar outra destinação aos prêmios.
Obs. Serão sorteados entre os pilotos diversos prêmios oferecidos pelos patrocinadores do evento.

ARTIGO 26º - Termo de Responsabilidade: - Todos os pilotos deverão assinar termo de responsabilidade junto a Recepção, caso contrário o piloto não poderá participar do Campeonato.

ARTIGO 27º - Proibições - Não poderão participar do Campeonato os pilotos que estiverem sob a influência visível de bebida alcoólica e/ou qualquer substancia ilícita não condizente com a pratica de esportes motorizados.

ARTIGO 28º - Das Penalizações

  • Bandeira de advertência – perda de 05 pontos
  • Bandeira de time pênalti – perda de 08 pontos
  • Bandeira preta – desclassificação, o piloto não pontua.
  • Falta de peso - desclassificação, o piloto não pontua.
  • Queima de Largada - 10 segundos acrescidos ao tempo do piloto,no final da corrida
  • A organização se reserva o direito de advertir administrativamente, ou excluir do evento, qualquer piloto que ofenda ou agrida uma terceira pessoa durante o evento.

 

 

CONSIDERAÇÕES GERAIS

Todos os participantes do Torneio Marcas e Pilotos de Rental Kart Brasil 2018, ficam cientes, e desde já, cedem e autorizam a utilização de suas imagens (fotos e vídeos), sem qualquer ônus, ficando as mesmas pertencendo aos organizadores, salvo comunicação expressa e escrita.

Este regulamento não será alterado após o início do torneio, salvo exceções em caso de erros, omissões e/ou para redimir quaisquer dúvidas, bem como para preservar a segurança e a integridade física dos pilotos.

Possíveis alterações serão formalizadas em adendo ou, caso seja necessário, informadas em briefing, que passará a ser complemento deste regulamento.